Metodologias Ativas
O modelo tradicional de ensino tem o professor como principal protagonista do processo de aprendizagem, que é visto como detentor do conhecimento. Em sala de aula, geralmente, o professor expõe ou demonstra os conteúdos, gerando uma passividade nos processos de aprendizagem. O ambiente da sala de aula, na maioria das vezes, é um ambiente em que se repete o individualismo, com salas lotadas e aulas ministradas sob a forma de um monólogo.
De outro lado, há pedagogias que trazem as Metodologias Ativas de Aprendizagem, aquelas cuja concepção de educação, ensino e aprendizagem entendem o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado. Nestas concepções, os estudantes são estimulados continuamente a conduzirem suas aprendizagens, com o desenvolvimento de processos que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Assim, o professor passa a atuar como um agente mediador. Em outras palavras, nestas metodologias, o aluno passa a atuar ativamente em todo o processo de construção do conhecimento.
Na prática, o professor incentiva a participação do aluno como forma de substituir a mera exposição do conteúdo por meio de slides ou quadro e giz. Para que este modelo funcione, os alunos precisam de um maior engajamento e constante acesso ao conteúdo para poder debater e contextualizar o assunto, fazer questionamentos e construir o conhecimento. O objetivo central destas concepções é desenvolver metodologias que possibilitem o melhor desempenho dos estudantes.
Para tal, há diversos tipos já conhecidos, tais como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL), Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL), Aprendizagem Baseada em Times (Team Based Learning – TBL), Instrução por Pares (Peer Instruction), Ensino Híbrido (Blended Learning) e Sala de Aula Invertida (Flipeed Classroom).